Data e Local
- Edição: 4ª Volta Solidária CA
- Data: 27 de Setembro de 2025
- Local: Parque Florestal de Monsanto, Lisboa
- Ponto de Encontro: Alameda Keil do Amaral, às 9:00h
Inscrições
- Prazo: de 14 de Agosto a 12 de Setembro de 2025 às 18h00 (ou até esgotar as 1.000 vagas)
- 1ª fase - CCDCAM, Grupo CA, Parceiros e Convidados: 19 de Agosto a 12 de Setembro de 2025
- 2ª fase - Público em Geral: 8 a 12 de Setembro de 2025
- Preço: 7,5 €
- Modo: Submissão via página oficial do evento.
- Inclui:
- Welcome Coffee (no início) + pequeno lanche (no final) + Abastecimentos durante a participação nas modalidades;
- T-shirt oficial (uso obrigatório);
- Seguro e assistência médica;
REGULAMENTO
Artigo 1.º
(Caracterização do evento)
A “Volta Solidária CA” é um evento desportivo de cicloturismo/caminhada organizado pelo CCDCAM, destituído de qualquer carácter competitivo ou classificativo, aberto à participação de todos os que que pretendam participar (colaboradores do Grupo CA, sócios do CCDCAM e seus familiares, parceiros, convidados e ainda ao público em geral).
As receitas das inscrições revertem integralmente para uma instituição de Solidariedade, a anuciar oportunamente.
Artigo 2.º
(Objectivos)
Tem por objectivos proporcionar a todos os participantes uma experiência de entretenimento e de salutar convívio, a sensibilização para as causas da sustentabilidade e da mobilidade sustentável em particular e permitir simultaneamente um encontro com a história, a cultura e o património dos locais visitados.
Artigo 3.º
(Percursos/Vertentes/Distâncias/Durações)
A 4ª edição da Volta Solidária CA tem as seguintes vertentes, distâncias e durações:
PERCURSO |
VERTENTE |
DIFICULDADE |
LOCAL de PARTIDA e CHEGADA |
DISTÂNCIA ESTIMADA |
DURAÇÃO PREVISTA |
A |
Caminhada |
Média |
PARTIDA e CHEGADA: Início da Pista Casal do Cano (Confluência com a Alameda Keil do Amaral) Parque Florestal de Monsanto em Lisboa |
7,5 Km |
02:00 h |
B |
Cicloturismo |
Difícil |
19 Km |
02:00 h |
|
C |
Corrida |
Média |
7,5 Km |
01:00 h |
Artigo 4.º
(Data e Horários)
A 4ª edição da Volta Solidária CA realiza-se no dia 27 de Setembro de 2025
- Ponto de Encontro: 9:00 h | Alameda Keil do Amaral em Monsanto.
- Partida do Cicloturismo | 09:30 h.
- Partida da Caminhada (2ª Caminhada Natércia Duarte) | 09:40 h.
- Partida da Corrida | 10:00 h.
Artigo 5.º
(Inscrições e nº de participantes)
A “Volta Solidária CA” terá um limite total de 1.000 participantes no conjunto das três vertentes (Cicloturismo, Corrida recreativa e Caminhada), os quais deverão efectuar a inscrição através da submissão de formulário para o efeito, impreterivelmente até ao dia 12 de Setembro de 2025 às 18h00 ou até ser atingido o limite acima indicado.
A inscrição só será considerada válida após o pagamento da mesma, dentro do prazo estabelecido e através dos meios de pagamento disponibilizados no formulário de inscrição.
Artigo 6.º
(Tipos de Inscrições e Preços)
A inscrição normal, no valor de 7,5 €, inclui:
- Participação no evento, com todo o enquadramento organizativo, logístico e legal;
- Disponibilização de abastecimentos, líquidos e sólidos, ao longo dos percursos e um Welcome Coffee (no início do mesmo) e um pequeno “lanche” (no final), sem obrigatoriedade de disponibilização de lugares sentados;
- Equipamento oficial do evento de utilização obrigatória, composto por uma t-shirt;
- Seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil;
- Assistência médica durante a prova;
(Ordem de partida)
As partidas serão dadas no estrito cumprimento do horário acima referido.
Artigo 8.º
(Assistência)
No precurso de cicloturismo, não haverá assistência mecânica no local de partida e ao longo do percurso, aconselhando-se assim aos participantes que transportem consigo material e ferramentas básicas, como câmaras-de-ar suplentes, desmontas e bomba para fazer face a problemas simples como furos.
Artigo 9.º
(Tamanhos de Vestuário disponíveis)
A escolha dos tamanhos dos equipamentos a colocar na ficha de inscrição deve observar a informação a disponibilizar no mais curto espaço de tempo possível.
Artigo 10.º
(Apresentação dos participantes e assinatura da folha de partida)
A assinatura da folha de partida inicia-se às 9:00 h no ponto de encontro e termina cinco minutos antes da partida simbólica.
Salvaguardadas situações excepcionais, a presença dos participantes no ponto de encontro é obrigatória.
Os participantes têm de apresentar-se com o equipamento do evento.
Artigo 11.º
(Sustentabilidade)
A organização da 4ª Volta Solidária CA, na salvaguarda dos bons princípios de protecção ambiental apela aos diversos intervenientes que adoptem medidas que permitam a manutenção da limpeza dos locais de partida, chegada e percursos do evento.
Os participantes deverão utilizar as zonas de descarte de resíduos existentes nos diferentes percursos.
Artigo 12.º
(Normas de Participação)
- O uso de capacete de protecção, por parte dos cicloturistas, é obrigatório durante todo o passeio;
- Os participantes devem circular com máxima cautela, tendo em consideração que os trilhos do Parque Florestal de Monsanto são partilhados com outros ciclistas e peões. As vias devem permanecer livres para circulação em ambos os sentidos.
- Não é permitido ultrapassar o guia em momento algum;
- É obrigatório o respeito pelo Código da Estrada;
- Serão convidados a abandonar o passeio todos os participantes que:
- alterem o percurso definido;
- prejudiquem o bom funcionamento da actividade;
- cometam infracções de carácter ético ou desportivo;
- Esta é uma actividade de lazer, não havendo qualquer tipo de classificação competitiva.
Artigo 13.º
(Disposições Finais)
- Os diferentes percursos foram delineados recorrendo, sempre que possível, a ligações pedonais e cicláveis. Procurou-se garantir que as zonas de atravessamento de vias sejam efectuadas nos locais das passadeiras devidamente sinalizadas.
- A todos os participantes é exigido o respeito integral pelas leis do Código da Estrada, particularmente no que respeita aos percursos de Cicloturismo que são parcialmente efectuados por estradas abertas ao trânsito.
- Os participantes na Caminhada devem privilegiar a utilização dos passeios, se existirem, aquando da necessidade de utilizarem a via pública no acesso ao evento e após a sua conclusão.
- A organização não poderá ser responsabilizada por qualquer acidente que o participante possa causar ou ser vítima, nem de eventuais dívidas contraídas pelos participantes antes, depois ou no decurso do evento, nem de avarias ou extravios que possam sofrer bicicletas e/ou outros equipamentos dos participantes.
- Ao inscrever-se, o participante está implicitamente a isentar a organização de responsabilidade por perda ou deterioração de objectos pessoais sob qualquer circunstância.
- A organização reserva-se o direito de efectuar as modificações que considerar oportunas, no percurso ou outras, sempre e quando estas se justificarem. De igual modo reserva-se o direito de admissão no evento.
- A aceitação deste regulamento significa que o participante autoriza a organização a gravar, total ou parcialmente, a sua participação na mesma; a utilização da sua imagem na promoção e divulgação da imagem sob todas as suas formas (TV, rádio, imprensa, fotos, DVD, internet, cartazes, flyers, etc) e cede todos os direitos relativos à exploração comercial e publicitária da mesma sem reclamar qualquer contrapartida económica. A organização garante aos participantes o total respeito pela lei de protecção de dados.
- O mero acto de inscrição neste evento supõe a aceitação total deste regulamento, ao mesmo tempo que se renuncia a toda e qualquer acção legal contra a organização.
- Recomenda-se vivamente a todos os participantes a realização de um exame médico completo antes de participar neste passeio. Do mesmo modo se chama a atenção para a necessidade de uma alimentação/hidratação adequada, não obstante a organização disponibilizar reforço de líquidos e sólidos em pontos determinados do percurso.
- A organização não assumirá qualquer responsabilidade, nomeadamente indemnizar os participantes, ou devolver o valor da inscrição, caso o passeio (prova aberta) seja adiado ou cancelado por motivos de força maior se as condições climatéricas, ambientais ou de segurança se verifiquem extremas (ex.: incêndio florestal, tempestades, derrocadas, quedas de árvores, ciclones, conflito armado, epidemias, pandemias, etc.), caso se verifiquem estas condições a prova é cancelada ou reagendada por decisão da organização.
- Compete à organização analisar e decidir sobre eventuais casos omissos e/ou excepcionais.
- Será disponibilizado apoio por voluntários durante esta actividade, bem como estará presente uma ambulância com respectiva equipa técnica que prestarão auxílio aos participantes, se necessário.
- A aceitação do regulamento por parte do participante é prova de que se encontra em boa condição física para participar no evento.
- Caso se venham a revelar necessário, os participantes autorizam a comunicação via sms e email com os seguintes fins:
- informação dos dados de pagamento;
- informação dos dados de participante;
- informação sobre a prova.